Review & Fotos: La Inquisición lança seu novo disco com show no Estraperlo

Banda: La Inquisición
Local: Estraperlo Club del Ritme
Data: 20/11/2020
Promotor: HFMN Crew
Texto e Fotos por: Maurício Melo | SnapLiveShots

Sim, é estranho até para começar a escrever. Editar as fotos então pareceu algo de outra galáxia. Após mais de oito meses, tivemos a oportunidade de ir a um show e mais, no nosso clube favorito, o Estraperlo.  

O grupo La Inquisición está de volta e com um bom disco debaixo do braço, TENEVRAE, com nove petardos registrados e cheio de letras expondo uma realidade espanhola que pouca gente realmente conhece. Letras acidas, irônicas e debochadas como somente o quarteto pode apresentar. 

Diante de todas as restrições da realidade atual, tivemos que ter uma série de documentos na mochila. Autorização para sair de um município e entrar em outro, autorização para circular fora do toque de recolher, comprovante de residência, máscaras, álcool gel no bolso e muito mais.  

Enquanto muitos sobem pelas paredes para ir a um evento, confesso que por causa da inatividade, cheguei a acreditar que ir a shows já não tinha tanta importância, que talvez já nem conseguisse imagens boas ou até mesmo não soubesse operar a câmera como antes.  

Tudo isso se dissipou quando os primeiros acordes de guitarra começaram a soar no Estraperlo, o grave do baixo, o bumbo e a caixa da bateria trouxeram à tona aquela velha sensação, aquele vulcão de emoções, adrenalina e um pequeno sorriso no canto da boca. 

Curioso também é o novo formato que, momentaneamente, temos que nos adaptar.  Ao invés de público, encontramos ali um bom punhado de profissionais, câmeras, computadores e telas espalhadas por todo o recinto.  Técnico de som, iluminação mais do que em dia, fones de ouvido para comunicação direta entre os operadores de câmera (fui um deles) e o nosso Estraperlo mais parecia um estúdio de televisão.

Contagem regressiva, introdução, banda no palco, muito bem postada e familiarizada com a nova realidade. O quarteto sabe de sobra que seu grande público está em casa e a interação com as câmeras é total.  Os fotógrafos na retaguarda para não “poluirem” a imagem ainda que em alguns momentos marquem sua presença em algum canto do video.  

“Stella Maris” y “El Himno de España”, ambas do disco novo, deram o tiro de partida.  Outras como “Febrero”, “Falsos Profetas” y Verdadera Fé” do setlist habitual também marcaram território.  Entre ângulos, fones de ouvidos e acordes tudo é muito intenso. A música titulo “TENAVRAE”  também invadiu lares na noite daquela sexta-feira assim como “1991”, “Todo Pasa”, “Guerra Total”.  Assim como muitas bandas, o disco foi gravado em Março com previsão de lançamento antes do verão europeu e então embarcar para uma turnê e festivais em outros países.  Uma grande pena que tenha sido lançado nesse formato, mas considerando a abstinência que o público sofre nesse momento, já podemos visualizar um Estraperlo abarrotado em breve. Que assim seja.  

Finalizando.  O ano de 2020 não será esquecido, temos que tê-lo presente para lembrar de nossas derrotas, perdas irreparáveis, lições e novos aprendizados.  O novo formato de streaming faz parte de nova realidade, desse novo aprendizado, de seres humanos que são obrigados a se reinventar porque o mundo estava, ao parecer, muito monótono.  

“Estarás sempre comigo e em meus pensamentos.  Apenas siga o caminho de luz”