#ZPDailyReview: Die Toten Hosen – Learning English Lesson 3: MERSEY BEAT! The Sound Of Liverpool

Gosta do trabalho do ZonaPunk?
Então se torne um apoiador e ajude-nos a manter o site ativo: https://apoia.se/zonapunk

Todo dia um review rápido, uma indicação do que ouvir e o caminho das pedras:

Die Toten Hosen – Learning English Lesson 3: MERSEY BEAT! The Sound Of Liverpool (2020)

Em 1991 os alemães do Die Toten Hosen lançaram o seu disco mais popular até então, “Learning English – Lesson One”, onde o grupo regravou um punhado de canções do punk inglês e americano – obviamente cantando em inglês, na contra-mão do restante de sua discografia que em sua maioria é cantada em sua lingua pátria.

Neste novo álbum, a idéia é reproduzir o feito em “Learning English – Lesson One”, mas agora com foco na produção do começo dos anos 1960 de nomes como Faron’s Flamingos, Gerry and the Pacemakers e muito dos Beatles.

Abrindo com “Hippy Hippy Shake” canção registrada pelos The Swinging Blue Jeans, bastante executada pelos Beatles em começo de carreira, já dá pra sentir o clima que o álbum busca. Rock n’ roll básico, em versões obviamente aditivadas de energia, mas com uma execução bem fiel aos originais – assim como fizeram com as canções punk outrora.

Na tracklisting que mais parece um set de DJ para algum tipo de festa temática, dá pra destacar ainda “Needles and Pins” do The Searchers que ficou famosa na versão dos Ramones; e “Shake Rattle and Row” que tem a mesma história da faixa de abertura – era tocada pelos Beatles mas foi registrada pelo The Swinging Blue Jeans, e “Slow Down” faixa de Larry Williams que também ficou conhecida na versão dos fab-four em começo de carreira.

O Die Toten Hosen é uma banda muito bem resolvida e com uma carreira invejável comercialmente, principalmente no mercado local. Esse tipo de projeto, que em muitos casos poderiam indicar um esgotamento criativo, aqui vem pra somar na diversa e prolifica jornada musical do grupo alemão. Campino e sua turma deram aula novamente.

Lançado em LP, CD e digital.