Monstro Filmes lança o documentário Açaí Com Rock

Gosta do trabalho do ZonaPunk?
Então se torne um apoiador e ajude-nos a manter o site ativo: https://apoia.se/zonapunk

Mais uma novidade vem movimentando o cenário audiovisual no interior paulista. Estamos falando da produtora campineira Monstro Filmes, que acaba de lançar um documentário intitulado “Açaí com Rock – a música underground do Norte do Brasil”.

O trabalho, um documentário que conta a vivência de bandas e produtores de música independente, foi dirigido por Kiko Rezende, criador da produtora Monstro Filmes. Em 2019, a banda Smoners (Punk Rock de Paulinia/SP) partiu em turnê, onde tocaram em quatro cidades do Norte brasileiro, passando assim por três estados: Macapá/AP, Belém/PA, Santarém/PA e Manaus/AM. Enquanto Kiko registrava os bastidores, em paralelo filmava entrevistas com as bandas e produtores locais, que contaram como é fazer parte de um rico, porém cheio de dificuldades, cenário musical por lá. “Quando fui convidado para filmar essa turnê do Smoners pelo Norte, percebi que conhecia muito pouco sobre as bandas de lá, o que deixou essa viagem ainda mais emocionante e com muitas surpresas do começo ao fim” , diz Kiko. Para conseguirem contatos tão longe, os Smoners, através da Mutante Radio, conseguiram fazer ligações com os produtores locais, pois eles já apresentavam seus programas na webradio.

O documentário começa por Macapá, mostrando as dificuldades que as bandas enfrentam devido a questão territorial, já que o estado de Amapá é uma linha e só se chega através de barco ou avião. “Eu sempre tive o desejo de ajudar e ver uma banda de rock aqui do Amapá sair e tocar lá fora e mostrar que aqui também tem muita coisa boa”- Lucio Wellington, do Programa Fala Mas Toca.
Continuando a exposição dos bastidores do underground, passam por Belém e Santarém, onde a união das bandas, fazendo seus próprios festivais de música, junta tribos de diferentes estilos. São festivais que tem apresentações de bandas de grindcore, hardcore melódico, punk rock e até mesmo o brega, todos reunidos no mesmo evento. “Nós vimos o punk rock e hardcore evoluindo e nós fomos nos adaptando a esses novos tempos” – Jayme Katarro, vocalista banda Delinquentes.
Nós não queremos exatamente o sucesso, nós queremos é mandar o nosso recado” – Marreta, vocalista banda Ovo Goro.

O destino final dessa viagem é Manaus, que revela um cenário musical muito rico, com muitas bandas e casas noturnas que abrem espaços para a galera do rock e do rap, onde existe uma união muito forte entre dessas duas tribos.

Com esse documentário, Kiko mostra que, mesmo com muitas dificuldades, ainda existe muito amor envolvido pelas pessoas que mantém vivo e cada vez mais movimentado o underground Brasileiro.

Assista o Açaí com Rock:

Sobre a Monstro Filmes
Com sua sede em Campinas/SP, a produtora tem seu foco na cultura e arte underground, filmando e produzindo documentários, curtas metragens, videoclipes, festivais e programas de entrevistas.
Kiko Rezende é baterista da banda Porrada Solicitada (Campinas/SP), diretor de vídeo, artista gráfico, cinegrafista e fotógrafo.