#ZPDailyReview: Bouncing Souls – Volume 2

Gosta do trabalho do ZonaPunk?
Então se torne um apoiador e ajude-nos a manter o site ativo: https://apoia.se/zonapunk

Todo dia um review rápido, uma indicação do que ouvir e o caminho das pedras:

Bouncing Souls – Volume 2 (2020)

Cada banda sabe o motivo de revisitar sua carreira em um disco acústico. Poder mostrar o radical da canção, o seu rascunho; corrigir aspectos do registro original; criar um produto de venda fácil em tempos bicudos; ou mesmo poder reimaginar seu próprio catálogo. Gosto de acreditar que o motivo de “Volume 2” existir é este último. Ao menos é o que parece.
Aqui o grupo revisita sua discografia quase toda e faz 11 releituras interessantes de canções fan favourites ou mesmo faixas mais obscuras de seu catálogo.
Apesar de respeitar muito das melodias originais, várias canções ganharam novas interpretações como um todo, algumas tão poderosas quanto as originais. “Gone”, segunda faixa do cd e uma das mais populares do cancioneiro dos Souls, é exemplo disso. Com “arranjo de cordas” (feito no synth), a nova versão é tão forte e emotiva quanto a registrada em 2001 no “How I Spent My Summer Vacation”. “Favorite Everything”, lançada no ano passado no EP “Crucial Moments”, é outra cuja versão é tão boa quanto a registrada em versão plugada.
Outra favorita dos fãs que merece menção é “Hopeless Romantic”. A energética canção que abre o disco de 1999 do grupo, aqui recebeu um tratamento interessante com bateria eletrônica e teclados, mas respeitando o que a canção tem de melhor: a força de seu refrão e os backing vocals.
É claro, um disco com material inédito é sempre mais legal, mas “Volume 2” tem seu valor, resgata canções e as entrega como se fossem novas, indo além das óbvias versões de voz e violão.
Não dá pra entender qual o critério usado nas escolhas do grupo (as favoritas deles? pela letra?), mas é uma escalação interessante e que não se pauta no óbvio. A surpresa é realmente o elemento chave do disco.
Lançado em CD, LP e em digital, inclusive via Bandcamp.