#ZPDailyReview: M.D.C. – Millions Of Dead Cowboys

Gosta do trabalho do ZonaPunk?
Então se torne um apoiador e ajude-nos a manter o site ativo: https://apoia.se/zonapunk

Todo dia um review rápido, uma indicação do que ouvir e o caminho das pedras:

M.D.C. – Millions Of Dead Cowboys (2020)

O MDC, banda de Dave Dictor, é um dos pilares do hardcore político americano. Oriundos dos anos 1980, o conjunto é considerado um dos nomes mais importantes de sua era, principalmente por seu posicionamento radical à esquerda ideológica. O ponto é que após lançarem alguns compactos com canções acústicas, o grupo apresenta um disco completo neste formato. Sob o nome de “Millions Of Dead Cowboys”, o disco tem canções do catálogo do grupo em releituras unplugged comandadas por Dictor e o baixista Mike Smith.
De seu primeiro disco, o clássico “Millions of Dead Cops” de 1982, estão aqui reinterpretações de “I Remember”, “Corporate Deathburger” e “John Wayne Was A Nazi”, estas duas últimas, talvez as canções mais populares do conjunto. Outra faixa popular entre os fãs e que está por aqui é “Nazis Shouldn`t Drive”. Tudo isso e mais em releituras que passeiam pelo folk e pela música tradicional americana, com base no violão, mas abrindo espaço para solos de guitarra se for o caso, como em “Just For Today”.
Revisitando sua própria obra neste formato mais acessível, o MDC abre a possibilidade de outros conhecerem seu catálogo hardcore punk. E a dica é, se for escolher algum disco passado deles para ouvir, vá direto no primeiro – o que citei acima – que também figurou numa famosa lista de álbuns favoritos por um tal de Kurt Cobain. 
O álbum foi lançado em CD, LP, K7 e digital, inclusive no Bandcamp.