Matt Berninger compartilha single inédito; ouça “One More Second”

foto por Chris Sgoi e Tom Berninger

Gosta do trabalho do ZonaPunk?
Então se torne um apoiador e ajude-nos a manter o site ativo: https://apoia.se/zonapunk

Antecipando Serpentine Prison, o próximo álbum solo de estreia de Matt Berninger – vocalista do grupo aclamado pela crítica The National – Berninger lança hoje o novo single “One More Second” ao lado de um lyric video. Assista aqui.

O lançamento de Serpentine Prison foi adiado em duas semanas até 16 de outubro. O álbum, produzido pelo famoso multi-instrumentista de Memphis Booker T. Jones, será lançado pela Book Records, uma nova marca formada por Berninger e Jones em conjunto com a Concord Records.
 
O álbum apresenta contribuições de uma grande variedade de artistas notáveis, incluindo Matt Barrick (The Walkmen, Jonathan Fire * Eater), Andrew Bird, Mike Brewer, Hayden Desser, Scott Devendorf (The National), Gail Ann Dorsey (David Bowie, Lenny Kravitz) ), Booker T. Jones, Teddy Jones, Brent Knopf (EL VY, Menomena), Ben Lanz (The National, Beirut), Walter Martin (Os Walkmen, Jonathan Fire * Eater), Sean O’Brien, Mickey Raphael (Willie Nelson, Bob Dylan), Kyle Resnick (The National, Beirut), Matt Sheehy (EL VY, Lost Lander) e Harrison Whitford (Phoebe Bridgers). A produção adicional do álbum foi fornecida por Sean O’Brien.
Berninger estreou recentemente a faixa-título do álbum junto com um vídeo dirigido, filmado e editado por Tom Berninger e Chris Sgroi (assista / compartilhe AQUI), com Pitchfork dizendo que “o produtor e famoso multi-instrumentista Booker T. Jones envolve Berninger com instrumentação ornamental, permitindo a guitarra delicadamente escolhida e cornetas fúnebres para fornecer o pano de fundo para suas ruminações sombrias. As notas esparsas do órgão tornam a história mais imediata; é como ouvir um antigo habitante de um bar nos bastidores murmurando ao som de uma balada country na jukebox”, enquanto Stereogum observa que “o estilo será familiar e agradável para os fãs da banda principal [de Berninger].”

Berninger também estreou recentemente a faixa do álbum “Distant Axis” (assista / compartilhe o vídeo, dirigido por Matt e Tom Berninger com Chris Sgroi, AQUI), saudada pelo Brooklyn Vegan por sua “marca registrada do melancólico estilo de composição de Matt Berninger, mas com um estilo mais estridente, pano de fundo acústico e arejado do que normalmente ouvimos do The National.” Boing Boing acrescenta que a faixa é “incrivelmente bonita”.
Sobre as origens do próximo álbum, Berninger explica: “Enviei [ao amigo e colaborador Booker T. Jones] algumas demos brutas de originais nas quais comecei a trabalhar com alguns velhos amigos, incluindo as canções ‘Serpentine Prison’ e ‘Distant Axis.’ Booker respondeu a essas demos imediatamente e me incentivou a continuar escrevendo e me aprofundando nessas coisas. Seis meses depois, tínhamos doze originais e sete covers. Todos com quem trabalhei nessas músicas vieram para Venice, CA, e gravamos tudo em 14 dias.
Além de suas funções como frontman do aclamado grupo de rock The National, com quem ganhou o Prêmio Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa por Sleep Well Beast 2017, Berninger também colaborou com Brent Knopf (Ramona Falls, Menomena) sob o apelido de El Vy para o lançamento de 2015 Return to the Moon. Em 2019, Berninger apareceu em Between Two Ferns: The Movie e se juntou a Phoebe Bridgers para contribuir com a música “Walking on a String” para a trilha sonora do filme.