#ZPDailyReview: The Atomic Bitchwax – Scorpio

Gosta do trabalho do ZonaPunk?
Então se torne um apoiador e ajude-nos a manter o site ativo: https://apoia.se/zonapunk

Todo dia um review rápido, uma indicação do que ouvir e o caminho das pedras:

The Atomic Bitchwax – Scorpio (2020)

O The Atomic Bitchwax nasceu lá no final dos anos 1990 como um projeto paralelo de alguns integrantes do gigante Monster Magnet. Agora, duas décadas depois, o conjunto entrega seu oitavo disco, mas seguem fiéis ao que se propuseram desde o ínicio: fazer stoner rock/hard rock com ares setentistas e guitarras em primeiro plano.
A referência maior, é claro, é a primeira fase do Black Sabbath, com Ozzy Osbourne nos vocais, mas com muito mais  momentos ‘pauleira’ como se falava na época. Troque os delírios prog da banda Birmingham por um punch a mais. É essa a fórmula. O restante está tudo lá, inclusive aquele wah-wah no baixo.
É claro, usar o Sabbath como única referência pode limitar e até tirar o brilho do conjunto. Mas fica claro que os caras não querem reinventar a roda, tudo ali já foi feito antes, e eles reproduzem da melhor forma possível. “Scorpion” é um belíssimo álbum de rock que busca referência vintage, mas dialoga com timbres e dinâmicas contemporâneas também.
A idéia de ouroboros está inclusive na tracklisting, já que o novo disco abre com uma regravação de “Hope You Die”, faixa de seu primeiro álbum, lançado em 1999. Nada se cria, tudo se atualiza.
Disco disponível nas plataformas digitais, bandcamp e vinil.