#ZPDailyReview: The Velvet Underground – When Midnight Comes Around (Live 1969)

Gosta do trabalho do ZonaPunk?
Então se torne um apoiador e ajude-nos a manter o site ativo: https://apoia.se/zonapunk

Todo dia um review rápido, uma indicação do que ouvir e o caminho das pedras:

The Velvet Underground – When Midnight Comes Around (Live 1969) (2020)

Esse é um bootleg já conhecido pelos fãs do Velvet Undergound. Esse mesmo show, que foi gravado no End of Cole Ave em Dallas, em Outubro de 1969, já vem sendo vendido pelo mercado informal em formato CD e LP há alguns anos, e agora aparece nas redes digitais e em nova edição em vinil via a desconhecida Freefall Records.
O grande barato deste bootleg é que poucos shows do Velvet foram registrados através da mesa de som, até mesmo porque em muitos de seus shows não havia uma estrutura profissional que possibilitasse esse tipo de registro. Portanto, gravações ao vivo de qualidade do grupo são raras, e esta encontra-se entre as mais relevantes.
“When Midnight…” tem um punhado de clássicos entre suas 17 faixas, abrindo o show com “I’m Waiting For The Man”, passando por “Femme Fatale”, a linda “Pale Blue Eyes”, uma versão de 17 minutos de “Sister Ray”, e fechando com “Rock N’ Roll”. Doçura e sujeira co-existem neste documento do proto-punk americano.
Não é um disco fácil, desce melhor para já iniciados, mas é sempre uma surpresa e uma alegria, o acesso a este tipo de material outrora raro, a um clique de distância.