Autoclismo lança clipe no Sanatório Meduna, hospital inovou o tratamento psiquiátrico no Nordeste

Gosta do trabalho do ZonaPunk?
Então se torne um apoiador e ajude-nos a manter o site ativo: https://apoia.se/zonapunk

O videoclipe de ‘Page’; foi concebido a partir da ideia de transmitir uma atmosfera pesada e perturbadora, de certa forma mostrando uma página (Page) sombria da história de Teresina, ou seja, o Sanatório Meduna onde o clipe foi gravado.

O clipe se passa nas ruínas do sanatório, onde pessoas consideradas mentalmente incapazes ou socialmente indesejáveis eram interditadas.’Page’ foi produzido e dirigido por André Leão, traz takes alternados da banda nas ruínas do sanatório e tocando em estúdio. A objetivo por trás do clipe é mostrar a decadência e a ruína econômica, social e moral.

Um videoclipe pesado e que, apesar de trazer um som totalmente instrumental, estimula reflexões sobre a sociedade como um todo e reforça posicionamentos importantes, política e socialmente.

Inaugurado, em 21 de abril de 1954, o Sanatório Meduna inovou o tratamento psiquiátrico no Nordeste. O hospital foi construído pelo médico Clidenor de Freitas Santos, um revolucionário da psiquiatria no Piauí. O Meduna recebeu este nome em homenagem a Ladislau Von Meduna, médico húngaro que descobriu o tratamento da loucura pelo cardiazol. O Sanatório foi construído durante dez anos, com oito pavilhões, dois pátios, um edifício com dois andares e 120 leitos. Fechado em maio de 2010, por decisão do próprio hospital.

O Autoclismo é um trio instrumental formado em Teresina em janeiro de 2018 por Lucas Barbosa (guitarra), Fernando Castelo Branco (baixo) e Jarrel Santos (bateria), com influências que vão desde rock alternativo, passando por hardcore, post-hardcore e nuances experimentais.

Confira ‘Page’: