Thunderbird explicita morbidez nacional na faixa Insuportável

foto por André Peniche

Gosta do trabalho do ZonaPunk?
Então se torne um apoiador e ajude-nos a manter o site ativo: https://apoia.se/zonapunk

Thunderbird – apresentador, VJ, músico, podcaster, youtuber e radialista – dá sequência a seu projeto musical solo, autointitulado, mostrando a faixa Insuportável. Tensionando a situação nacional ao descrever o estado obscurantista no qual vivemos, o single cai como uma bomba no distópico ano de 2020.

É, também, um chamado para a união das massas – da maneira que for possível. “A mixagem com duas vozes a mesmo tempo é pra reforçar que, às vezes, estamos sós, mas a partir de duas pessoas já nos configuramos numa pequena minoria de vândalos”, reflete.

Pequena Minoria de Vândalos marcará o primeiro disco da nova empreitada solo de Thunderbird e dá o tom das canções que o compõe: ácidas, enérgicas e diretas, como a já lançada A Obra, hit dos anos 80 dos belo horizontinos da Sexo Explícito, e agora Insuportável.

Sobre o single, o artista conta que ele nasceu primeiro em melodia e harmonia e foi composto e gravado em sua casa com a ajuda do amigo e parceiro Guilhermoso Wild. Thunder toca bateria (programação), baixo, guitarras e faz vozes. A letra, um poema de Rodrigo Carneiro (Mickey Junkies), veio depois. “Mandei a música pra ele e a letra veio naturalmente”.

Se “o obscurantismo é a praga que se alastra”, os vândalos não ficarão indiferentes. O pós-rock dançante e agressivo de Insuportável, com letra praticamente declamada, deixa o ouvinte à vontade pra se mexer e se envolver com a constatação óbvia: o clima no Brasil é absolutamente insuportável.

Insuportável é mais um lançamento do selo Freak. Com a Pequena Minoria de Vândalos, Thunderbird estará nas trincheiras e quer te ver lado a lado, na linha de frente. Entre as participações especiais do disco estarão Odair José, Pedro Pelotas (Cachorro Grande), Lucinha Turnbull, Julito Cavalcante (BIKE), Zé Mazzei (Forgotten Boys) e Ricardo Kriptonita.