Desert Sessions em colaboração com a New York Film Academy, apresenta videoclipes dirigidos por alunos da NYFA

Gosta do trabalho do ZonaPunk?
Então se torne um apoiador e ajude-nos a manter o site ativo: https://apoia.se/zonapunk

Desert Sessions, liderado por Joshua Homme, orgulha-se de revelar os primeiros frutos de sua colaboração com artistas visuais: as recentes reuniões de Homme com estudantes do campus da New York Film Academy em Los Angeles resultaram em trabalhos únicos de dois cineastas, cada um com orçamento de produção para traduzir a música e as letras do Desert Sessions em sua própria perspectiva.
 
A cineasta italiana Gabriele Fabbro abordou a balada “If You Run”, criando uma exploração assustadora da violência contada através dos olhos da jovem, inspirada especificamente por ataques mortais a jornalistas europeus. “Costumava ler muitas notícias sobre assassinatos, especialmente em jornais europeus. Lembro-me de um em particular que aconteceu em um milharal. Esse artigo veio à mente ao ouvir ‘If You Run’.” A cineasta disse: “Com este videoclipe, quero tocar em temas como ‘feminicídio’, a busca pela justiça’, ‘curiosidade inocente versus violência’. Mas, acima de tudo, quero abordar um medo existencial. O medo de ser impotente. Todas as ferramentas do vídeo, desde a tremulação das fotos do dispositivo portátil até o som distorcido do rádio, servem para exagerar esse medo.”

O cineasta Jonathan Samukange empregou uma direção totalmente diferente, reimaginando “Move Together”, como uma trilha sonora de uma versão psicodélica da história de Adão e Eva. Em sua declaração no vídeo, Samukange diz: “Eu queria criar o equilíbrio perfeito entre computação gráfica e realidade. Quero que meu público escape em uma cápsula do tempo, seguindo a trágica história de amor de Adão e Eva. Filmado no país natal do diretor, Zimbábue, o vídeo alistou moradores de uma vila inteira e usou a deslumbrante paisagem natural da região para criar uma viagem no tempo. “Essa ideia é completamente louca, mas também é fundamentada na realidade com temas como o amor, união, colaboração, traição e até lavagem cerebral.”

O espectro de possibilidades realizadas nesses dois trabalhos visuais – bem como as versões anteriores de Rio Hackford e Chapman Baehler sobre “If Your Run”
 e “Easier Said Than Done” — vai além das potências do material que compõe o Desert Sessions Vols. 11 & 12 (Arrivederci Despair e Tightwads & Nitwits & Critics & Heels).
 
Encerrando um hiato de 16 anos desde seu último lançamento, Desert Sessions retornou em 25 de outubro de 2019, com suas músicas mais ambiciosas até hoje. Vols. 11 & 12 foram gravados (em sua maioria) em dezembro de 2018 nos estúdios Rancho De La Luna em Joshua Tree, CA, com o fundador do Queens of the Stone Age e o líder/produtor da Desert Sessions Joshua Homme recrutando um elenco de artistas, incluindo Billy Gibbons (ZZ Top), Stella Mozgawa (Warpaint), Jake Shears (Scissor Sisters), Mike Kerr (Royal Blood), Carla Azar (Autolux, Jack White), Les Claypool (Primus), Matt Sweeney (Chavez, Superwolf, Endless Boogie), Matt Berry (What We Do in the Shadows, Toast of London), Libby Grace e claro, Töôrnst Hülpft.