Matt Berninger, do The National, anuncia primeiro álbum solo; ouça o primeiro single

Gosta do trabalho do ZonaPunk?
Então se torne um apoiador e ajude-nos a manter o site ativo: https://apoia.se/zonapunk

Serpentine Prison, o disco solo de estréia de Matt Berninger – líder do grupo aclamado pela crítica The National – será lançado dia 2 de outubro pela Book Records, uma nova marca formada por Berninger ao lado do famoso multi-instrumentista Memeris Booker T. Jones, que também produziu o álbum, em conjunto com a Concord Records. Em comemoração ao próximo lançamento – o primeiro da nova marca – Berninger está lançando o vídeo da faixa-título do álbum hoje; ouça “Serpentine Prison” AQUI e assista ao vídeo AQUI. Dirigido, filmado e editado por Tom Berninger e Chris Sgroi, o vídeo foi filmado no Earthstar Creation Center, Venice, CA.
 
O álbum apresenta contribuições de uma grande variedade de artistas notáveis, incluindo Matt Barrick (The Walkmen, Jonathan Fire*Eater), Andrew Bird, Mike Brewer, Hayden Desser, Scott Devendorf (The National), Gail Ann Dorsey (David Bowie, Lenny Kravitz), Booker T. Jones, Teddy Jones, Brent Knopf (EL VY, Menomena), Ben Lanz (The National, Beirut), Walter Martin (The Walkmen, Jonathan Fire*Eater), Sean O’Brien, Mickey Raphael (Willie Nelson, Bob Dylan), Kyle Resnick (The National, Beirut), Matt Sheehy (EL VY) e Harrison Whitford (Phoebe Bridgers).
 
Berninger, conhecido por sua voz distinta e expansivas performances ao vivo, ganhou elogios da NPR Music por seu “barítono encharcado de uísque“, enquanto o Uproxx considera Berninger como “uma aula de como liderar uma banda“. Segundo a The New Yorker, “os fãs do The National tiveram tempo de sobra para se acostumar à voz de Berninger, um barítono inebriante e pesado, mas vale a pena reiterar sua singularidade. Ao ouvi-lo, muitas vezes penso em um mergulhador do fundo do mar, com pesos pendurados nos quadris, sendo puxados em direção ao fundo do oceano. Berninger usa seu instrumento de maneiras engenhosas e elegantes.
 
A música ‘Serpentine Prison’ foi escrita em dezembro de 2018 cerca de uma semana após a gravação do The National ‘I Am Easy To Find’”, explica Berninger sobre a nova faixa. “Há muito tempo eu escrevia músicas para filmes e musicais e outros projetos em que precisava entrar na cabeça de outra pessoa e transmitir os seus sentimentos. Eu gostava de fazer isso, mas estava pronto para cavar meu próprio lixo e essa foi a primeira coisa que saiu.
 
Berninger continua: “O título é de um cano de esgoto torcido que escoa para o oceano perto de LAX. Há uma gaiola no cano para impedir que as pessoas subam ao mar. Eu trabalhei na música com Sean O’Brien e Harrison Whitford e a gravei cerca de seis meses depois com a produção de Booker T. Jones. Parece um epílogo, então nomeei o disco depois e o coloquei por último.
 
Além de suas funções como líder do aclamado grupo de rock The National, com quem ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa para Sleep Well Beast de 2017, Berninger também colaborou com Brent Knopf (Ramona Falls, Menomena) sob o apelido de El Vy para o lançamento de 2015 Return to the Moon. Em 2019, Berninger apareceu em Between Two Ferns: The Movie e se uniu a Phoebe Bridgers para contribuir com a música “Walking on a String” para a trilha sonora do filme.