Ride e Pêtr Aleksänder anunciam Clouds In The Mirror

Revelados detalhes de Clouds in the Mirror, uma versão reimaginada do aclamado álbum de 2019 do Ride, This Is Not A Safe Place, retrabalhada com um efeito impressionante por Pêtr Aleksänder. O lançamento está previsto para 1 de maio.

Pré-venda de Clouds In The Mirror

O conceito da colaboração foi originalmente concebido nos primeiros dias de 2019, quando os membros do Ride entraram em contato com Pêtr Aleksänder – a dupla Tom Hobden (da Noah & The Whale) e o produtor Eliot James (Two Door Cinema Club) – depois de se apaixonarem pelos sons expansivos e crescendos suaves do álbum Closer, Still. Uma apreciação mútua do pós-rock cinematográfico foi estabelecida e, ao longo de uma série de trocas de e-mails, surgiu um diálogo em torno da reinterpretação das faixas em This Is Not A Safe Place usando apenas os vocais como guia.

Andy Bell, do Ride, diz: “Pêtr Aleksänder pegou as faixas vocais do nosso álbum e formou um álbum totalmente novo em torno delas, e os resultados são inspirados, geralmente muito bonitos e, às vezes, totalmente loucos. Eles criaram uma delicada rede de arranjos de cordas e sintetizadores que o atraem para um mundo totalmente diferente da nossa versão do álbum. Eu amo o que eles criaram.”

Pêtr Aleksänder diz: “Reimaginar o álbum do Ride foi um prazer. Adotamos uma abordagem bastante incomum: apesar de fãs do Ride, em primeiro lugar, resistimos a ouvir qualquer coisa que não fosse o vocal principal de cada faixa antes de começar a trabalhar, começando exclusivamente com arranjos de cordas e piano inspirados no vocal principal. Focar o sentimento do vocal e reinterpretá-lo com nossos próprios arranjos resultou em combinações de melodia, harmonia e emoção que seriam muito difíceis de alcançar por meio de uma abordagem de composição mais convencional. Até esperamos a banda lançar o álbum antes de optar por ouvir as músicas em seu estado original – uma experiência estranha para nós, já que conhecíamos tão bem nossas versões das mesmas músicas nesse momento!”

Hoje vemos o lançamento dos dois primeiros singles de Clouds in the Mirror, “Repetition” e “Clouds of Saint Marie” são criadas em algo completamente novo e original, oferecendo uma visão tentadora da direção do álbum. “Repetition” vê fragmentos dos vocais originais de Mark Gardner e Andy Bell intercalam cordas assustadoras e eletrônica discreta, enquanto “Clouds of Saint Marie” flutua acima de acordes cortados e um arranjo leve, efervescente e lindamente urgente.

Clouds in the Mirror foi gravado inicialmente em abril de 2019 no Eastcote Studios em Londres e terminou no final de 2019, quando Ride voltou ao Reino Unido da turnê mundial do álbum.

Ride é Andy Bell, Mark Gardener, Laurence Colbert, e Steve Queralt.

Petr Aleksander é Tom Hobden e Eliot James.