Novo single do Institution questiona dominação religiosa

Foto: Murilo Amancio

A banda Institution escolheu a quarta-feira de cinzas para lançar o quarto single do álbum “Ruptura do Visível”, previsto para 13 de março pela gravadora paulista Hearts Bleed Blue (HBB). O primeiro dia da Quaresma católica é também símbolo de reflexão dos deveres da conversão cristã. Curiosamente, é nesta data que a faixa intitulada “Vertical”, que ganhou um lyric video assinado por Fernando Mencocini, nos convida a pensar sobre os avanços da dominação religiosa na contemporaneidade.

Apesar da coincidência do lançamento com a comemoração católica, a mira do Institution está apontada principalmente para a doutrinação evangélica. Segundo o vocalista Hélio Simões, a música questiona ainda, a linha tênue que separa, e muitas vezes mistura, a crença e a política. “‘Vertical’ trata sobre o modo como a religião serve de instrumento social; sobre como a conduta humana é pautada em valores doutrinários que acentuam e aprofundam as desigualdades sociais. Institucionalizada, a religião vigora um modo de viver. Junto ao Estado, ela cria valores culturais e fundamenta mecanismos coercitivos / punitivos. No Brasil, o poder político das religiões se consolida ao ponto de impor a sua agenda cada vez mais. Com a bancada evangélica hoje perdendo apenas para a ruralista e com o pretexto de "proteger a família e os bons costumes", a laicidade do Estado se encontra cada vez mais ameaçada. Na medida em que os grupos religiosos apresentam valores que não acolhem a todos, vemos um afunilamento na comunicação e na prática entre o que o Estado quer e o que a população precisa”, explica.

O vocalista também revela que a música foge dos elementos mais característicos do som da banda. “Buscamos algo mais denso e harmônico para contrapor com as músicas rápidas e intensas do disco”, conta.

Além de “Vertical”, o Institution lançou os singles, “Memória Falha”, “A Queda” e “Vidas Plásticas”. O álbum “Ruptura do Visível” já está em pré-venda em CD e LP pela HBBStore.com.

Após o lançamento do disco, a banda fará dois shows com os americanos do Converge. Um deles na capital paulista e o outro em Santiago no Chile. Este será o primeiro show do Institution fora do Brasil. “Sempre quisemos tocar nos países vizinhos e esta será uma ótima porta de entrada para estreitarmos as relações sul-americanas. Definitivamente não poderíamos estar mais animados”, afirma Hélio.

Assista ao lyric video de “Vertical”:
https://tinyurl.com/vf7upu4

Garanta a sua cópia de “Ruptura do Visível”:
http://institution.hbbstore.com